Videoaula do Vamos ler sobre autoestima fundamenta trabalhos de valorização a vida na semana especial do setembro amarelo

AUTORA
Professora Salete Regina Janiaki, 4º ano B

De 12 a 15 de setembro foram desenvolvidas diversas atividades em razão da campanha vigente relaciona ao setembro amarelo pensando na valorização da vida, no bom relacionamento com os outros, confiança em si mesmo e a capacidade de enfrentar situações que nem sempre são agradáveis, que são desafiadoras.

O trabalho foi iniciado com uma frase motivacional recepcionando os alunos, todos ficaram surpresos com o que receberam e curiosos para ler a frase do colega também. Em seguida fizemos um debate sobre o significado de cada uma delas e de como se sentiram ao serem recebidos desta forma, pois as mensagens destacavam a valorização a vida e tudo de bom que temos para vivenciar, apesar dos problemas que enfrentamos diariamente. Em seguida as crianças foram convidadas a assistir a “Videoaula do vamos ler e Instituto Mundo Melhor trabalha a autoestima”, sendo possível a discussão sobre como cada um se vê no mundo, se relaciona na sociedade e como consegue resolver ou procura resolver as adversidades que podem surgir em sua vida. Se cada um consegue identificar alguém de sua confiança, suas qualidades seus limites, suas características, como consegue agir nos problemas no cotidiano e ainda, que cada pessoa é importante, deve ser respeitada, que devemos saber cuidar de nós mesmos, assim, poderemos cuidar e gostar das pessoas vivendo de forma mais leve. No segundo dia as crianças foram recebidas com uma fitinha amarela, símbolo do setembro amarelo e depois saíram distribuir para os funcionários da escola destacando que cada um é importante e merece ser feliz. Foi uma tarde agradável e os alunos perceberam que todos se sentiram valorizados e amados apenas por receber uma lembrança tão singela, mas de alto valor. Nas demais aulas as crianças seguiram realizando atividades de interpretação e produção de texto, descobriram por qual motivo a campanha do setembro Amarelo existe, produziram frases, expomos em mural, receberam a visita da psicóloga e da assistente social da Secretaria de Educação que realizaram uma atividade com a letra da música “Fácil”, da Banda Jota Quest, deixando o dia mais calmo. Finalizamos a semana com a história “O Monstro das Cores” e representaram suas emoções em forma de desenho.








































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RODA DA LEITURA