REUTILIZAR É POSSÍVEL E CADA UM PODE FAZER SUA PARTE NO CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

AUTORA
Professora Salete Regina Janiaki, 4º ano

O trabalho iniciou em abril quando decidimos utilizar embalagens usadas na comercialização de sorvetes para fazer um porta objetos para o Dia das Mães. As crianças foram trazendo os potes plásticos, retalhos de tecido e botões, aos poucos. Estes serviram para encapar e enfeitar as embalagens, além de utilizados na confecção dos cartões para as mães. Com este trabalho as crianças foram percebendo que estávamos reutilizando e reciclando materiais que iriam parar no lixo comum no caso dos restos de tecido e prejudicariam o meio ambiente pois demora para se decompor. 

Foi possível abordar os 5Rs da reciclagem destacando a importância da reutilização no caso das embalagens de plástico que embora sejam totalmente reaproveitadas podem ser transformadas em objetos para reuso em nossas próprias residências e assim cada um pode fazer um pouquinho no cuidado com o meio ambiente que está tão prejudicado pelas coisas que compramos e descartamos sem repensar se realmente precisamos delas, sem recusar, sem reutilizar, sem reduzir o consumo e por fim, sem reciclar quando é possível. Esta atividade teve como objetivo também despertar nas crianças e seus familiares o compromisso em reciclar tudo que for possível em suas residências pois, em São João do Triunfo, foi implantado a coleta seletiva em 100% do município, ou seja, abrange a cidade e o campo, não recicla somente quem não quer. Esta foi uma das formas encontradas para falar de um assunto tão importante de forma divertida. Assim como nós conseguimos fazer um belo trabalho com esses materiais, há pessoas que vivem disso, inclusive familiares dos nossos alunos, e muito mais além, é assim que o ambiente fica livre de toneladas de lixo que podem ser transformados novamente evitando que muita matéria prima seja explorada. A natureza demora muito para se refazer, reciclar é a forma correta de cuidar dela com responsabilidade em qualquer idade. Conscientizar a criança proporciona que a sociedade receba um adulto mais comprometido num futuro próximo. Se puder recicle também, é um ato de amor que temos oportunidade de fazer para nosso PLANETA e viver melhor nele. Esta é a mensagem das crianças do 4º ano.



































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Videoaula do Vamos ler sobre autoestima fundamenta trabalhos de valorização a vida na semana especial do setembro amarelo

FEIRA DO LIVRO MOVIMENTA O MUNICÍPIO