LEITURA E SITUAÇÕES PROBLEMAS JUNTOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
AUTORA
Professora Salete Regina Janiaki, quinto ano
A aula de leitura estava diferente. Depois de ouvir uma bela história contada pela professora Salete: “Problemas Boborildos” de Eva Furnari, as crianças foram convidadas a participar de uma nova etapa nas aulas de leitura, a oportunidade de levar o livro para casa.
Com mais calma podem ler, desenvolver produções de texto, ilustrar, escolher um dos problemas apresentados no livro para resolver, no dia seguinte apresentar aos colegas e passar o livro para outro aluno.
Todos os dias um aluno leva o livro, desta forma as crianças compartilham a história com a família que ao mesmo tempo, pode observar a evolução na fluência leitora de seu filho e o progresso na interpretação e produção.
A dinâmica faz parte do projeto de leitura realizado com a turma que contempla toda semana uma história nova, empréstimos de livros na biblioteca da escola ou biblioteca municipal, roda da leitura com os alunos apresentando suas produções ou o enredo de livros que leram.
Essas atividades despertam nas crianças a curiosidade em ler o livro que o amigo apresentou, amplia seu conhecimento, aumenta seu repertório de palavras, melhora sua leitura, enquanto despertam para imaginação e interpretação coerente do que escolhe ou do que precisa ler.
A cada semana um livro novo é introduzido para as trocas diárias, o próximo já está definido: “20.000 Léguas submarinas” de Júlio Verne, na versão de História em Quadrinhos. O suspense feito ao longo da semana em torno da história deixou as crianças ansiosas para conhecer a trama que também pode ser vista em filme ou encontrada na Literatura Infantojuvenil em forma de narrativa convencional.
Ficou curioso também? Então, VAMOS LER?
Professora Salete Regina Janiaki, quinto ano
A aula de leitura estava diferente. Depois de ouvir uma bela história contada pela professora Salete: “Problemas Boborildos” de Eva Furnari, as crianças foram convidadas a participar de uma nova etapa nas aulas de leitura, a oportunidade de levar o livro para casa.
Com mais calma podem ler, desenvolver produções de texto, ilustrar, escolher um dos problemas apresentados no livro para resolver, no dia seguinte apresentar aos colegas e passar o livro para outro aluno.
Todos os dias um aluno leva o livro, desta forma as crianças compartilham a história com a família que ao mesmo tempo, pode observar a evolução na fluência leitora de seu filho e o progresso na interpretação e produção.
A dinâmica faz parte do projeto de leitura realizado com a turma que contempla toda semana uma história nova, empréstimos de livros na biblioteca da escola ou biblioteca municipal, roda da leitura com os alunos apresentando suas produções ou o enredo de livros que leram.
Essas atividades despertam nas crianças a curiosidade em ler o livro que o amigo apresentou, amplia seu conhecimento, aumenta seu repertório de palavras, melhora sua leitura, enquanto despertam para imaginação e interpretação coerente do que escolhe ou do que precisa ler.
A cada semana um livro novo é introduzido para as trocas diárias, o próximo já está definido: “20.000 Léguas submarinas” de Júlio Verne, na versão de História em Quadrinhos. O suspense feito ao longo da semana em torno da história deixou as crianças ansiosas para conhecer a trama que também pode ser vista em filme ou encontrada na Literatura Infantojuvenil em forma de narrativa convencional.
Ficou curioso também? Então, VAMOS LER?
Comentários
Postar um comentário