LEITURA E SITUAÇÕES PROBLEMAS JUNTOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

AUTORA
Professora Salete Regina Janiaki, quinto ano

A aula de leitura estava diferente. Depois de ouvir uma bela história contada pela professora Salete: “Problemas Boborildos” de Eva Furnari, as crianças foram convidadas a participar de uma nova etapa nas aulas de leitura, a oportunidade de levar o livro para casa.

Com mais calma podem ler, desenvolver produções de texto, ilustrar, escolher um dos problemas apresentados no livro para resolver, no dia seguinte apresentar aos colegas e passar o livro para outro aluno.

Todos os dias um aluno leva o livro, desta forma as crianças compartilham a história com a família que ao mesmo tempo, pode observar a evolução na fluência leitora de seu filho e o progresso na interpretação e produção.

A dinâmica faz parte do projeto de leitura realizado com a turma que contempla toda semana uma história nova, empréstimos de livros na biblioteca da escola ou biblioteca municipal, roda da leitura com os alunos apresentando suas produções ou o enredo de livros que leram.

Essas atividades despertam nas crianças a curiosidade em ler o livro que o amigo apresentou, amplia seu conhecimento, aumenta seu repertório de palavras, melhora sua leitura, enquanto despertam para imaginação e interpretação coerente do que escolhe ou do que precisa ler.

A cada semana um livro novo é introduzido para as trocas diárias, o próximo já está definido: “20.000 Léguas submarinas” de Júlio Verne, na versão de História em Quadrinhos. O suspense feito ao longo da semana em torno da história deixou as crianças ansiosas para conhecer a trama que também pode ser vista em filme ou encontrada na Literatura Infantojuvenil em forma de narrativa convencional.

Ficou curioso também? Então, VAMOS LER?






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Água Maravilha da Natureza