FESTA JULINA SOLIDÁRIA MOVIMENTA SEMANA NA ESCOLA MUNICIPAL FÊNIX

AUTORA
Professora Salete Regina Janiaki, 4º ano B

Há muitos anos, já é tradição a festa Junina ou Julinha na Escola Fênix intitulada “Festa Junina Solidária”. Foi dado esse nome porque ela acontece sem fins lucrativos. Toda comunidade escolar contribui com o que pode para que tudo aconteça igual uma festa convencional.

Neste dia diferente, ninguém paga nada. O objetivo é a socialização entre as turmas e o aprendizado sobre ser solidário com o próximo. Todos têm direito de participar de todas as brincadeiras e comer tudo o que quiser. Recebem “dinheirinho de mentira” num valor que podem comprar o que desejam e assim ter controle dos gastos durante o evento: realizam as compras, controlam o dinheiro para que possam se divertir durante a tarde toda, realizam troco, assim, de forma divertida tem oportunidade de conhecer o Sistema Monetário do país.

Para o 4º ano, a festa encerra as atividades iniciadas anteriormente com uma pesquisa na internet sobre a origem desse tipo de comemoração, diversas atividades envolvendo leitura e escrita, brincadeiras, atividades de arte: recorte, colagem, dobradura, desenho e pintura, além de visitarmos publicações feitas no jornal “aRede VAMOS LER”. Essa atividade foi desenvolvida em grupo com uso de tablets, cada um pesquisou atividades desenvolvidas pelos municípios de Ponta Grossa, Castro e Ipiranga, depois, socializou com os demais juntando as informações e relacionando com a nossa festa.

Foi um trabalho completo, rico em conteúdo que contribuiu com o aprendizado da turma, e ainda, despertou o desejo de participar de algo sem se preocupar se teria dinheiro para comprar o que sentisse vontade. Afinal somos uma escola pública não é preciso se preocupar com o financeiro, em lucrar, em arrecadar dinheiro, nosso objetivo deve ser a educação sempre.












































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Videoaula do Vamos ler sobre autoestima fundamenta trabalhos de valorização a vida na semana especial do setembro amarelo

RODA DA LEITURA